Como buscar emprego no Twitter

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Veja dicas de como aproveitar o microblog para encontrar uma oportunidade de trabalho 

Ao digitar a hashtag #vagas no sistema de busca do Twitter, em pou­­cos minutos a página de resultados fica cheia de ofertas de em­­prego. Embora as oportunidades mais frequentes sejam para áreas ligadas aos principais usuários do site – analistas de informática, pu­­blicitários, designers, jornalistas –, é possível encontrar anúncios inclusive para costureiras e padeiros.
Com 40 milhões de usuários de internet em 2010, o Brasil é o se­­gundo país com maior número de frequentadores do Twitter (8,78% do total), atrás apenas dos Estados Unidos (50,88%), segundo estudo da Sysomos divulgado no início do ano. A grande aceitação do site entre brasileiros fez as empresas migrarem para o serviço de microblog na busca por profissionais. Além das companhias que anunciam as vagas diretamente no Twitter, há perfis que atuam como agregadores de oportunidades, muitas vezes focados em uma área específica.
"Quero trabalhar na Getz" conquista vaga
Formado em Publicidade e natural de Porto União, em Santa Catarina, o jovem Marcos Daniel Santana, 25 anos, criou um perfil no Facebook para conquistar o emprego desejado. Após dois anos trabalhando em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ele buscava uma colocação em Curitiba, mas as tentativas não estavam funcionado. Para chamar a atenção, a ideia então foi criar um perfil anônimo chamado “Quero Trabalhar na Getz” e adicionar os funcionários da agência de publicidade.
Leia a matéria completa
A filial brasileira do Monster (www.monster.com.br), site de carreira e recrutamento on-line, segmentou seus perfis no site de acordo com as áreas de atuação. Há um perfil para vagas gerais, o Monster Brasil (twitter.com/monsterbrasil), e outros nove específicos, para saúde, TI e comunicação, por exemplo. Cerca de 50% das va­­gas do site são colocadas no Twitter, de acordo com a gerente de marketing da empresa, Andreza Santana. “A razão de não colocar todas as vagas é justamente para filtrar aquelas que têm maior aderência do público que navega no site.”

Como fazer
A procura por uma vaga pode ser realizada pelo site www.search.twitter.com, que permite personalizar a busca. Como o número de vagas é grande, a dica é tentar refinar o resultado sem perder anúncios que podem interessar o candidato. Ao entrar no site, clique em “advanced search” (busca avançada). Para regionalizar os anúncios feitos por perfis de Curitiba, por exemplo, basta digitar o nome da cidade no campo “places” e colocar a hashtag #vagas no campo “words” e “all of these words” (devido a um bug do sistema, no caso específico de Curitiba é preciso colocar um espaço antes do nome da cidade para que a busca gere resultados). Outra opção é adicionar uma área de atuação de interesse à busca. Por exemplo, usar a hashtag #vagas e o termo “TI”, para empregos na área de tecnologia da informação.
O sistema de busca também permite a criação de um “feed” para a busca personalizada. Após especificar os campos desejados e clicar em “search”, no canto superior direito da tela haverá um ícone laranja chamado “feed for this query”. O “feed” permite que o usuário receba as atualizações diretamente em seu leitor de feeds, como no Google Reader.
Confira alguns perfis especializados em divulgar vagas de emprego no Twitter:

Concurso público
@pciconcursos – Perfil do site especializado em concursos PCI Concursos.
@jcconcursos – Site do JC Concursos, um dos maiores do país na área.

Estágio e Trainee
@estagios – Apenas vagas de estágio. A maioria em São Paulo.
@portaltrainee – Focado em programas de trainee.
@CiadeTalentos – Voltado a estágios e trainees.

Comunicação
@trampos – Vagas na área de publicidade e jornalismo.
@publicijobs – Focado em freelas para publicitários.
@vagasjornalismo – Oportu­­nidades para jornalistas.
@link_zero – Também voltado a jornalistas.

Design
@Jobs_Designer – Oportunidades para designers.

TI
@vagasnaweb – Para profissionais que trabalham com web.
@Jobs_TI – Vagas para desenvolvedores.

Administração
@TwitJobsBrazil – Especializado em vagas para administradores.
@michaelpagebr – Empresa de recrutamento de executivos.
@asapexec – Também focada em recrutar executivos.
@vagas – Do site vagas.com.br. Mais de 120 mil seguidores.

Paraná
@talentosvagas - Talentos Brilhantes
@empregoctba – Vagas em Curitiba.
@vagasPR – Oportunidades no Paraná, do site Vagas.com.br.

Fonte Gazeta do Povo

Um comentário:

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail