Com qual roupa eu vou?

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Sempre que recebemos convites para algum tipo de evento, principalmente os mais formais, vem junto essa dúvida:

Com qual roupa eu vou?



Os convites escritos, obrigatoriamente, devem especificar o traje exigido. Quando o convite for verbal, quem convida deve mencionar que todos comparecerão com determinado tipo de traje. Se você receber um convite que não menciona o traje, telefone para quem o convidou e pergunte, pois é horrível comparecer com a roupa inadequada. Convites de casamento não mencionam o traje, pois já está implícito que deve ser “Passeio Completo”.
Infringir estas regras soará, no mínimo, grosseiro e acintoso, fazendo o protagonista parecer tolo e ignorante. Não raras vezes, presenciamos em cerimônias de casamento, convidados e até padrinhos com camisas de manga curta ou calças jeans. Também se cometem muitos erros em concertos, óperas e balés. Nessas ocasiões, o mínimo exigido é o traje “Passeio”. É importante observar que não se usa terno claro e nem marrom após às 18 horas.

Para orientá-lo, segue a descrição dos trajes de acordo com as nomenclaturas mais usadas no Brasil:

Esporte

Usado em reuniões ao ar livre, refeitórios de fábrica e churrascos.
Homem: camisa sem gravata ou pólo, jaquetas, malhas, docksider, mocassins e sapatos amarrados de nobuck (tênis só quando houver prática de esportes).
Mulher: blusa, saia ou calça comprida de tecidos como algodão e linho, malhas, sandálias mais fechadas no verão ou sapatos de salto baixo no inverno.
Passeio, Esporte Completo, Esporte Chic ou Esporte Fino
Cafés da manhã e almoços em ambientes um pouco mais formais.
Homem: blazer, camisa, camiseta lisa, gravata (opcional) e sapato de couro ou nobuck.
Mulher: tailleur, saia e blazer em cores diferentes, vestidos tubinho, saia e blusa de algodão, linho ou microfibra e bolsa simples.
Passeio Completo ou Tênue de Ville
Coquetéis de lançamento de produtos, jantares, sessões em órgãos públicos, apresentações musicais, concertos, óperas e balés, coquetéis inaugurais de exposições em museus.
Homem: terno liso ou de dois padrões (Príncipe de Gales ou Pied de Poule), camisa listrada, branca ou de cor suave, gravata e sapatos escuros (o termo completo significa que a gravata é obrigatória).
Mulher: tailleur, vestido com blazer, vestido de crepe, lã fria, microfibra ou seda e também veludo no inverno, sapatos escarpin, meia fina e bolsa pequena.

Alto-Esporte

Recepção, festas à noite, casamentos e formaturas.
Homem: terno escuro, gravata discreta em tecido nobre (seda pura), sapatos e meias pretas.
Mulher: vestidos ou tailleurs de tecidos nobres (crepes, tafetás, brocados, musselines e rendas), sapatos e carteiras ou menodiéres em couro, metalizado, camurça ou tecidos.
Black Tie
Jantares e festas mais sofisticados.
Homem: smoking, com gravata e faixa preta (summer só se estiver fazendo um dia muito quente, em pleno verão e numa festa ao ar livre)
Mulher: vestidos longos até o tornozelo ou curtos (nesse caso devem ser mais sofisticados), com bordados, pedrarias ou transparências, sapatos de salto alto e fino ou sandálias, no verão, bolsinhas tipo menodiéres.

Gala (White Tie)

Eventos caracterizados pela máxima formalidade.
Homem: casaca ou fraque.
Mulher: vestido longo com bainha abaixo do tornozelo, conforme o nível de formalidade, pode ter uma certa cauda. Nunca saia e blusa separadas.


Fonte: Com qual roupa eu vou? | CATHO 

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail