5 dicas para selecionar bons funcionários

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.


Uma das formas mais eficazes de reduzir a rotatividade nas empresas é pensar bem na hora de contratar. Para selecionar bons funcionários é importante ter um plano bem embasado e saber, afinal, que tipo de profissional se está procurando. Confira abaixo 5 dicas que podem ajudar nessa tarefa que parece fácil, mas na verdade é bem complexa:

1 – Não se prenda a estereótipos

Alguns sensos-comuns são formados por pura ignorância. Portanto, julgar um possível colaborador pela idade, instituição onde estudou, quanto tempo permaneceu nas empresas anteriores, gênero ou experiências prévias pode ser um verdadeiro tiro no pé. Claro que estas informações são importantes, mas elas definitivamente não bastam na hora da seleção.

2 – Tenha em mente o perfil adequado

Para contratar bem é imprescindível ter bem desenhado o perfil que melhor se encaixa na vaga. No momento da entrevista, o recrutador precisa saber exatamente os pontos cruciais que precisa extrair do candidato. Desta forma as chances de escolher errado diminuem consideravelmente.

3 – Assegure-se dos valores da empresa

Quando se contrata alguém novo, é preciso que essa pessoa esteja aderente aos valores da empresa, portanto é necessário tocar neste assunto no momento da entrevista, para analisar se há equilíbrio entre as duas partes.

4 – Cheque referências

É sempre bom conferir se tudo o que o profissional apresenta em currículo é verdade. É importante saber se ele realizava de fato as atividades que afirma e ter exata noção de seu papel e desempenho nos empregos anteriores.

5 – Analise o comportamental


Hoje em dia falhas de comportamento demitem mais que qualquer tipo de inabilidade técnica. Aproveite o processo seletivo para expor o candidato a situações que podem revelar se seu perfil comportamental serve ou não para a empresa. Esta atitude pode evitar muitos erros futuros.

Fonte Gazeta do Povo

Dicas de leitura da Talentos Brilhantes para a sua carreira:

Clique no assunto de seu interesse:

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail