Entrevistas, tudo está sendo avaliado

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.


Em pesquisa realizada com centenas de recrutadores, foi possível analisar comportamentos que mais podem prejudicar um candidato o afastando de possíveis contratações.

Vale ressaltar que a maioria das atitudes indicadas são facilmente contornadas, basta o candidato estudar e alinhar ideias antes de uma entrevista.

Confira na sequência os principais resultados da pesquisa e as dicas para se livrar destes comportamentos.

No momento de analisar currículos para um processo seletivo, o que é visualizado primeiro?

Descrição das experiências anteriores      85,6%
Formação acadêmica    56,1% 
Objetivo profissional    47,8%

As experiências, formação e objetivo foram os resultados mais citados ao responder a questão, e por isso o currículo de um profissional deve ser completo, mas conciso, é preciso ir direto ao ponto uma vez que selecionadores analisam diversos currículos por dia, se o currículo não for objetivo, ele será descartado.

Na questão da expressão corporal, o que é considerado mais negativo no comportamento de um candidato?

Não olhar nos olhos    83,5%
Má postura    70,1%
Braços cruzados    38,5%

Nesta questão o intuito foi identificar quais posturas em uma entrevista são mal vistas pelos recrutadores. É interessante observar que as respostas mais frequentes são posturas desagradáveis não apenas na hora de uma entrevista, mas em todas as situações do dia a dia de uma pessoa.

Um profissional deve ter o dobro de cuidado em uma entrevista, demonstrar interesse, prestar atenção, ser agradável e manter a postura durante todo o processo é mais do que necessário, afinal, tudo está sendo avaliado e contará contra ou a favor do candidato.

E na expressão verbal, o que causa má impressão?

Gíria    67,0%
Falta de clareza ao se expressar    55,9%
Erro gramatical    51,3%

Vale sempre lembrar que antes de toda e qualquer entrevista é preciso estudar e alinhar tudo o que deve ser transmitido ou não, treine, apresente para alguém suas ideias e se atente para não cometer vícios de linguagem. A preparação é a melhor maneira de se livrar destes comportamentos.

Sobre vestimenta e apresentação pessoal, o que pode prejudicar um candidato no processo seletivo?

Mulheres:
Comprimento das roupas    73,2% 
Maquiagem pesada    44,9% 
Tatuagem/Piercing    33,3%

Homens:
Camiseta de time    61,6% 
Barba por fazer    48,6% 
Excesso de acessórios (correntes, anéis, pulseiras, etc.)   40,2%

Para se livrar dos julgamentos quanto a vestimenta a regra é básica: bom senso! É preciso entender como é a cultura da organização ou consultoria que está realizando as etapas de recrutamento. Existem locais mais tradicionais e nestes ambientes é preciso redobrar o cuidado com as roupas e acessórios em geral.

Em locais mais descontraídos é possível se vestir de forma mais livre, mas como é o primeiro contato é sempre melhor se apresentar de maneira mais formal e se adequar conforme as possíveis próximas fases.

Sobre comportamento e argumentação de um candidato, quais aspectos são prejudiciais na hora da entrevista?

Não demonstrar interesse/entusiasmo    67,0%
Ficar disperso durante a entrevista   62,7%
Perguntar, logo de início, sobre salário e benefícios oferecidos    40,9%

Um recrutador ao convocar um candidato busca por pessoas que estão realmente interessadas na oportunidade oferecida, em muitos convites para entrevistas o candidato já é questionado sobre o seu interesse, por isso, quando um candidato não demonstra interesse é tão frustrante para selecionadores.
Outro fator que a pesquisa mostrou é que candidatos que questionam muito sobre salários e benefícios também podem estar se prejudicando. Em uma entrevista inicial é sempre melhor escutar mais e responder com calma os questionamentos. Perguntar sobre remuneração não é um problema, mas isso pode ser feito ao final da entrevista.

Hoje o comportamento de um candidato possui quase o mesmo peso que as competências técnicas, por isso, é importante se portar de maneira correta em uma entrevista, afinal, entrevistas podem ser as primeiras e únicas oportunidades de se apresentar.


Fonte: Portal Carreira & Sucesso 

Dicas de leitura do Talentos Brilhantes para a sua carreira:

Clique no assunto de seu interesse:

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail