“Tempo de casa” pode causar baixa produtividade

CURSOS MAIS VENDIDOS NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES, ***CLIQUE NO CURSO OFERTADO ABAIXO***! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Apesar de ser fator relevante nos processos de seleção e transmitir ao empregador impressão de estabilidade, profissionais com muitos anos de atuação na mesma companhia devem coibir perda de motivação para não ter desempenho prejudicado

Permanecer na mesma corporação por vários anos ou procurar por novas oportunidades e, assim, buscar ascensão profissional rápida? Esta é a questão que, independentemente da área de atuação, gera dúvidas e desconforto. Afinal, o “tempo de casa”, como é popularmente conhecido, é visto como sinal de estabilidade. Mas até que ponto a experiência acumulada ao longo de anos representa garantia de produtividade?

Walter Orthmann, 86, trabalha há 71 anos na Renaux View, produtora têxtil localizada em Brusque (SC). Ele ingressou na empresa em 17 de janeiro de 1938, com apenas 15 anos. O gerente de vendas foi homologado pelo RankBrasil (livro dos recordes brasileiro), em 2008, como o profissional com “maior tempo em atividade na mesma empresa”.

Certamente, o caso de Orthmann é uma exceção. Pouquíssimas pessoas permaneceriam na mesma corporação por tanto tempo. Porém, não é raro encontrar profissionais que trabalham por muitos anos na mesma companhia. É o caso de Regina Dantas Duarte, 38.

A assistente financeira ingressou na LC Administração de Restaurantes,
de São Paulo, em fevereiro de 2000 e, inclusive, já mudou de cargo dentro da empresa. Ela garante ter adquirido bastante conhecimento, mas admite que a motivação para trabalhar diminuiu. “Com o tempo tudo se torna mais cansativo por causa da rotina”, diz.

Apesar de atuar por nove anos na LC, Regina não descarta a possibilidade de trocar de companhia. “Tenho vontade, sim, porque não gosto da rotina e é sempre bom conhecer outras pessoas, executar outras tarefas”, afirma. Ela acredita, ainda, que está estagnada intelectualmente, e que para melhorar precisa buscar por cursos fora da empresa.


No caso de Regina, cabe identificar os motivos para que a situação tenha chegado a esse ponto. De acordo com Renata Perrone, gerente de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, esse cenário pode estar atrelado à personalidade da pessoa e à corporação. Ambas as situações, para ela, causam baixa na produtividade.

Sintomas relacionados às características do indivíduo, segundo a consultora, são o conformismo e a acomodação. “Por questão de conforto e por ter muitos anos de empresa, esses profissionais não têm vontade de inovar”, explica. Principalmente em tempos de crise, tais comportamentos podem ser extremamente prejudiciais na busca por resultados e cumprimento de metas.

A companhia, por outro lado, pode gerar esse cenário caso não provoque a reação do funcionário. “Por que ele se acostumou com essa situação? Será que a instituição dá espaço para isso?”, questiona Renata.

O essencial, portanto, é avaliar o desenvolvimento da carreira profiss
ional e procurar, se necessário, por novas oportunidades. Porém, vale lembrar que o “tempo de casa” ainda é relevante nos processos de seleção, conforme avaliação de especialistas. “Aqueles que pulam muito precisam ser analisados”, prossegue a consultora. “Às vezes é por motivos circunstanciais, mas sempre ficamos com o pé atrás.”

Fonte

CURSOS ONLINE EAD, FAÇA SEU CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES. ***CLIQUE EM COMEÇAR AGORA PARA ACESSAR OS CURSOS OFERTADOS NO www.cursosONLINEead.com***!

0 comentários:

Postar um comentário

Digite o CURSO e após clique na *LUPA* para iniciar a PROCURA DE UM TEMA para estudar

Cursos Online Mais Vendidos

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail

Sobre os Cursos Online Ead