Como é o processo de Recrutamento e Seleção em uma empresa?

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL


Um dos maiores desafios da Administração de Recursos Humanos é a colocação de pessoal. A pessoa certa no lugar certo gerará um ambiente capaz de proporcionar que o indivíduo contribua com a criatividade, talento e motivação para o alcance dos objetivos organizacionais.

Colocação de pessoal é um passo para que a organização mantenha sempre as pessoas certas nos lugares certos e nos momentos certos, consistindo no planejamento, recrutamento, seleção e integração de pessoal.

RECRUTADOR

Recrutar significa reunir um grupo de pessoas potencialmente aptas para desenvolver as tarefas inerentes ao cargo que deva ser preenchido, de maneira a criar as melhores condições possíveis à seleção do futuro ocupante do cargo.

SELECIONAR

Selecionar significa escolher dentre um grupo de pessoas previamente recrutadas, o mais apto para desempenhar as tarefas inerentes ao cargo a ser preenchido.

FONTES DE RECRUTAMENTO

As fontes de recrutamento representam onde se pressupõe estarem localizados os candidatos à vaga que a empresa pretende preencher, ou seja, são os seguimentos de mercado de mão de obra que podem abastecer a empresa com candidatos necessários a determinada vaga. Um recrutamento preciso vai diretamente à fonte onde estão os candidatos sem perda de tempo.

RECRUTAMENTO INTERNO

É o preenchimento das vagas da empresa através da promoção ou transferência de seus funcionários. Uma das vantagens deste recrutamento é a motivação, uma vez que os funcionários sabem que podem crescer dentro da empresa através das oportunidades que surgem. Outra vantagem é a de provocar uma competição sadia entre os colegas, que procuram preparar-se  profissionalmente para conquistar as oportunidades. Mas o recrutamento interno exige que a empresa possua programa de treinamento e desenvolvimento, que permita o preparo do pessoal para as atividades mais complexas.

RECRUTAMENTO EXTERNO

É o procedimento das vagas através de candidatos que são recrutados no mercado de mão de obra. A grande vantagem do recrutamento externo é de trazer “pessoas com sangue novo” e experiências novas para a empresa. O aspecto negativo é que o candidato admitido precisa de um tempo para se adaptar ao novo cargo e a nova empresa.

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO EXTERNO

Para realizar uma bom recrutamento externo é necessária a utilização de algumas técnicas:
·         Cartazes na portaria da empresa;
·         Indicação de candidatos pelos próprios funcionários da empresa;
·         Arquivo de currículos entregues a empresa nos últimos seis meses;
·         Anúncios em meios de comunicação (Rádio, Televisão, Jornais de circulação, Blogues (www.talentosbrilhantes.net) e Sites);
·         Recrutamento em escolas, escolas técnicas, faculdades, universidades e cursos profisionalisantes;
·         Agências ou empresas especializadas em recrutamento e seleção de pessoal;

REGRA BÁSICA PARA RECRUTAMENTO

Como a primeira fase do processo seletivo, o recrutamento deve ser feito dentro de certos critérios a fim de que as tarefas subseqüentes sejam simplificadas. Assim podemos estabelecer como premissas básicas para um bom recrutamento, as seguintes regras:
a)    Definição preliminar das necessidades de mão de obra, em termos de quantidades, nível de escolaridade e tipo funcional (Perfil Profissional da vaga a ser ocupada com suas principais competências);
b)    Em função do plano anterior, estabelecer em plano de prioridades e épocas prováveis;
c)    Determinar a faixa etária, a experiência e demais requisitos relacionados a cada cargo;
d)    Fixar salário real, vantagens, condições de trabalho, possibilidades de crescimento, benefícios extras (assistência médica, odontológica, auxilio creche, cesta básica e outros benefícios que a empresa oferece);

FINALIDADE DA SELEÇÃO DE PESSOAL

A finalidade da seleção de pessoal é escolher os candidatos mais adequados aos cargos da empresa. Nem sempre o candidato mais adequado é aquele que possui as maiores qualificações. A adequação de um candidato a um determinado cargo requer as qualificações exatas, nem a mais, nem a menos. A seleção de pessoal cumpre a sua finalidade quando coloca nos cargos existentes na empresa, ocupantes adequados às suas necessidades e que podem na medida em que adquirem maiores conhecimentos e habilidades serem promovidos para cargos mais elevados.

ENTREVISTA DE SELEÇÃO

A entrevista sendo essencialmente um método de coleta de dados coexiste com outros dois métodos mais conhecidos: A observação e a documentação. É interessante a combinação destes três métodos, porque, de certa maneira, o entrevistador sempre comprovando documentos entregues previamente pelo candidato e observando o comportamento do entrevistado.
A entrevista é a forma de investigação mais completa, ainda mais se o entrevistador tiver habilidade de associá-lo a observação.


CARACTERÍSTICAS DO ENTREVISTADOR

·         Memória para detalhes e nomes
·         Capacidade de escrever com clareza
·         Capacidade para pensar na frente do entrevistado
·         Capacidade para deixar o entrevistado a vontade
·         Ser cordial
·         Paciência, respeito, simpatia e sinceridade
·         Capacidade de ouvir
·         Empatia, estabilidade emocional, bom humor
·         Capacidade para mudar o rumo da entrevista, se isto for conivente para aquele momento

A SALA DE ENTREVISTA

A sala precisa estar bem arrumada, com duas cadeiras, uma mesa, ventilação e iluminação perfeitas e ausência de ruídos externos. A mesa não deve ser colocada de forma a se transformar numa barreira entre o entrevistado e o entrevistador.

TIPOS DE ENTREVISTA

PADRONIZADA ou ESTRUTURADA

É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, as perguntas feitas são predeterminadas. Ela se realiza de acordo com o formulário elaborado com antecedência.

DESPADRONIZADA

O entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. É uma forma de explorar mais amplamente o candidato.

 VANTAGENS DA ENTREVISTA

Selecionar o melhor candidato e alocar pessoas em lugares certos na organização.

MATERIAL PARA ENTREVISTA

O entrevistador precisa:

·         Roteiro de entrevista

·         Ficha ou requisição do pedido de emprego
·         Especificações do cargo e o perfil do profissional que deverá ocupar a vaga
·         Política de Recurso Humanos da empresa
·         Material didático (Caneta, papel e etc)
·         Relógio

2.      ÍNDICE DE ROTATIVIDADE (TURN OVER)

Este índice mede o percentual de rotatividade da empresa. Pode ser aplicado na empresa geral ou apenas em um setor, para verificar se existe algum problema localizado e poder tomar ações corretivas.
Algumas vezes as empresas perdem tempo e dinheiro em contratação de pessoal com um índice de rotatividade muito alto e nesta hora deve ser avaliado se isto se dá por um processo seletivo falho ou algum setor com problemas de administração de pessoal.
Fórmula:
IR=           D      x100
            (NI +NF)
      2

IR: Índice de Rotatividade
D: N° de demissões no período (mês)
Ni:N° de funcionários no início do período
Nf:N° de funcionários no final do período

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail