O sonho de Ícaro

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Tania Klein






Você certamente já ouviu a expressão “sonho de Ícaro”, não? E, pode inclusive ter estudado sobre a lenda, ou até mesmo, já tido a oportunidade de visitar a Grécia e o mar Egeu. Neste momento, o que vale é lembrar a lenda...

... contam, que, um grande artesão, Dédalo, sabotou a obra do rei Minos, justamente aquele que tinha derrotado o minotauro. Então, como castigo, Dédalo e seu filho Ícaro foram condenados a viver na prisão, que ficava bem ao sul da ilha de Samos, no mar Icario (Egeu).

Como era excelente artesão, Dédalo planejou a fuga dos dois, de uma maneira que até hoje encanta quem ouve pela ousadia e criatividade (e outros termos pejorativos também), pois tratava-se de uma fuga fantástica, voando, com asas enormes! 

Dedalo usou penas e cera para formar suas obras! Duas asas para si e duas para seu filho Icaro.

Asas prontas, Dedalo recomendou ao filho que não voasse muito alto, pois o calor do sol poderia derreter a cera e ele cairia. 

Os dois saíram voando em sua fuga epopeica! E ganharam os céus da liberdade!
Mas, como todos sabem a linda lenda não termina aqui com este final feliz.

Icaro, desobedecendo as orientações de seu pai, alça um voo mais alto e tão perto do sol, derrete a cera de suas asas e cai, morrendo no mar.

E assim, todos conhecemos a história.

Mas, como poderiam asas de pena e cera se sustentarem? AH, aí está! Além destes materiais, Dédalo também usou outros para a construção das asas, que não poderiam ser molhados, pois a água acabaria com a estrutura. Você sabia disso? Pois é, eu vivi muitos anos sem saber. Dedalo, também recomendou ao filho que não voasse muito baixo. Ou seja, nem tão alto que suas asas não aguentassem e nem tão baixo a ponto de perder sustentação.

Consegue ver como esta lenda interfere em nossa vida? 

Queremos sair de nossas ilhas, queremos alçar voos mais altos, mas tememos o sol. E, como não sabíamos da segunda parte, ou seja, como era montada a estrutura, ficamos voando baixo, achando que é seguro.

Agora que você sabe, que voar baixo demais pode te derrubar e voar muito alto, sem controle, também pode te levar ao chão, que tal começar a planejar sua carreira e sua vida para voar alto e longe com segurança?

Espero ter colaborado! 


Tania KleinProfessional & Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Mais de 15 anos de atuação dentro da área de Recursos Humanos, frente à processos de Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

Um comentário:

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail