O poder de um Não!

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Paulo Cezar Gouvea



Seguramente em alguma etapa de sua vida já deve ter ouvido e recebido alguns “NÃOS” e ainda na grande maioria das vezes, não parou para uma pequena reflexão sobre isso. Alguns chegam a deixar marcas na pele, na alma e até mesmo no coração, é natural e faz parte de todo o ciclo humano.

A reflexão é basicamente voltada no peso em que a pessoa que o recebeu lhe dará, ou seja, qual o nível significativo essa negação pesará sobre a sua vida de fato e também, sobre as suas futuras decisões. Na grande maioria das situações e momentos, as pessoas não estão ou são preparadas para recebê-lo, ou seja, buscam incessantemente o positivo. Claro, que isso não é uma regra geral, mas, faz parte e é inerente a nossa própria vontade, pois ouvir um “não” realmente, dependendo da situação, momento ou fase de nossas vidas, é dolorido.

E como se deve trabalhar diante dessa negativa? Como deveremos nos proceder em relação a isso? Enfim, existe uma série de questionamentos nesse sentido e convém uma atenção aprofundada, para que se possa buscar um entendimento do porque tal situação não nos favoreceu ou até mesmo, não atendeu aos nossos anseios e desejos pessoais.

Profissionalmente falando, o interessante é buscar informar-se porque não foi aprovado em um determinado processo de seleção ou mérito e promoção não recebidos, enfim, buscar, se cercar e certificar-se do máximo de informações que possam lhe fornecer os subsídios necessários para um entendimento. Muitas vezes, o excesso de confiança e o comodismo nos atrapalham e um olhar terceiro, nos faz enxergar aquilo que não estamos vendo em nós mesmos, por isso a importância e a valorização do autoconhecimento.

Em algumas situações julgará que houve injustiça em determinado processo, em determinada escolha desse profissional e não aquele, entre outros pontos, mas, o importante é ter certa maturidade e administrar essas emoções, para que essas não venham a lhe prejudicar num futuro próximo. Basicamente, é pensar sempre que se não deu certo agora, amanhã ou depois, seguramente chegará a sua vez.

O poder de um “não”, na realidade faz parte da condição humana, pois estamos mais propensos ao negativo do que ao positivo propriamente dito. Entender e compreender essa negação em nossas vidas é um grande salto evolutivo, muitas vezes um “não” é necessário, mas em outras, causa um grande estrago e realmente, ainda não estamos ou fomos preparados para isso de fato.

Quando se recebe um “não”, significa que algo precisa urgentemente ser revisto e consequentemente melhorado, infelizmente, não podemos agradar a todos, mas, podemos melhorar cada dia mais se assim o desejarmos. Lutar, buscar, insistir e persistir, é sentimento essencial para reverter um quadro negativo e cada um consegue a sua maneira e ao seu jeito de ser e agir.

E como diz o dito popular: “O não eu já tenho, vou à busca do sim!” é mais ou menos nessa linha de raciocínio que devemos reagir não se amarrar ou se prender a primeira negativa, mas, buscando sempre o melhor para as nossas vidas e também, para todos aqueles que estejam a nossa volta, sejam familiares, amigos, colegas de trabalho, enfim, todos os que merecem a nossa profunda admiração e apreço.


Portanto, quando receber um “não”, pense bem, pode ser uma oportunidade de melhoria para a sua própria vida pessoal e profissional, escrever e falar parece fácil, simples, mas não é, muitas vezes temos mais a “engolir” e “digerir” do que simplesmente sair criticando, por isso a importância extrema de um autoconhecimento aliada a maturidade, para que não venha prejudicar a si mesmo, agindo dessa maneira, com cautela e paciência, certamente o sucesso lhe chegará.


O poder de um Não!
Paulo Cezar Gouvea, Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade, é também Bacharel em Administração, casado, possui uma filha e escreve por gostar dessa que também é uma das mais belas formas de se expressar. Tem passagens pelas Áreas: Administrativa, Financeira, Logística/Operacional e Recursos Humanos.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail