O que é Orientação Vocacional/ Profissional?

CURSOS MAIS VENDIDOS NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES, ***CLIQUE NO CURSO OFERTADO ABAIXO***! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Por Daniele B. Rodrigues



A adolescência é a fase da vida marcada pela transformação. É nesse momento que ocorre uma série de mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Nesse momento o adolescente depara-se com uma série de escolhas que definirão o seu futuro, dentro delas, a profissional.

Nesse momento não é apenas a decisão por uma profissão, mas sim por um estilo de vida que irá influenciar toda a sua vida. Por isso é extremamente natural que nesta fase apareçam dúvidas, insegurança, conflitos e ansiedade, que caso se deixem arrastar muito tempo poderão traduzir-se na necessidade de consulta psicológica.

Por isso é importante nessa tomada de decisão levar em consideração a personalidade, dificuldades e habilidade. E as aptidões e interesses pessoais devem estar diretamente relacionadas à realidade da área de atuação. 

E como funciona a decisão vocacional?  Primeiramente é preciso listar as coisas que gosta de fazer, o que sabe fazer, o que tem facilidade e o que sonha para o seu futuro. Na sequencia, pesquise sobre profissões e avalie a rotina de trabalho com a lista que você fez. Depois, busque conversar com pessoas conhecidas que atuem com as profissões que são alinhadas com o que listou. Pergunte como foi o processo de escolha da profissão, as dificuldades enfrentadas, condições de trabalho e rotinas do dia a dia.  E se mesmo com essas dicas as dúvidas persistirem, seria interessante uma orientação profissional.

No processo de orientação, há a condução por um psicólogo habilitado para essa finalidade, a qual irá mapear o seu perfil pessoal e comportamental e analisar as áreas de atuação correlatas. Não é o profissional que irá fazer a escolha, mas sim o próprio adolescente, através do direcionamento de atividades que levam ao autoconhecimento. E como instrumento é utilizado provas de interesses, aptidões e personalidade, testes vocacionais, anamnese clínica e psicológica. Geralmente há uma entrevista inicial para diagnóstico de necessidades de orientação vocacional e identificação das expectativas do jovem e dos seus responsáveis. Na sequência ocorre a avaliação, onde ocorre a aplicação de testes, geralmente necessitando 3 ou 4 sessões. Após fazer o levantamento de dados e avaliação dos cursos, o adolescente faz as suas escolhas mais fortes e agenda-se uma entrevista com profissional experiente nas áreas definidas. Posteriormente é discutido com o adolescente sobre as entrevistas e finalizado com a entrega do relatório final. E quando se trata de menores de idade, esse fechamento se dá também com os pais e/ou responsáveis. 

Esse trabalho visa promover o autoconhecimento no adolescente, proporcionar escolhas mais conscientes, fornecer informação técnica e especializada das profissões de interesse, contribuir para o amadurecimento de ideias e desenvolvimento de competências comportamentais. E quando envolve influência familiar, esse ponto é também sinalizado e orientado aos responsáveis.

Independente da escolha profissional, o processo de orientação vocacional possibilita um caminho para a saúde mental, pois reduz significativamente a ansiedade gerada a partir da dúvida e impossibilidade de escolha, direciona a auto percepção e encaminha para melhor qualidade de vida. 


Daniele B. Rodrigues, Profissional com atuação na área de Gestão de Pessoas e Saúde, graduada em Psicologia pela PUCPR, Especialista em Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas. Expertise em Avaliação Psicológica e Avaliação Grafológica. Formação em Auditor Interno da Qualidade, Seleção por Competência, Orientação Profissional/ Vocacional, Coaching, Mentoring e Holomentoring® do Sistema ISOR®, Terapia Floral em andamento.  Possui diversos cursos de qualificação na área de Desenvolvimento Humano e atuação com atividades estratégicas de RH. Experiência com processos de avaliação psicológica (para fins ocupacionais e clínicos). Leciona temas de Relações Humanas no Trabalho em cursos técnicos da área da saúde. Acompanhamento psicológico à pacientes e familiares hospitalizados, internados em unidade de terapia  intensiva, cuidados oncológicos, clínicos e cirúrgicos.
https://www.linkedin.com/in/daniele-rodrigues-225b5041/
CURSOS ONLINE EAD, FAÇA SEU CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES. ***CLIQUE EM COMEÇAR AGORA PARA ACESSAR OS CURSOS OFERTADOS NO www.cursosONLINEead.com***!

0 comentários:

Postar um comentário

Digite o CURSO e após clique na *LUPA* para iniciar a PROCURA DE UM TEMA para estudar

Cursos Online Mais Vendidos

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail

Sobre os Cursos Online Ead