Final de ano: a crença dos candidatos de que as empresas não contratam no final do ano

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Tania Klein




Durante  os anos em que trabalhei frente a processos de Recrutamento e Seleção nas consultorias e empresas que atuei, enfrentei uma situação, que acabava se tornando um problema: a crença dos candidatos de que as empresas não contratam no final do ano.

Por que isso se tornava um problema? Pois, ao receber a abertura de uma vaga, o consultor recebe também um prazo para fechar. Se não encontra os candidatos, o processo fica aberto e então inicia-se uma desagradável negociação com o requisitante.

Os candidatos por sua vez, nem sempre tem ideia de que isto acontece. Naquela época, eu ouvia com frequência: “vou para a praia, não arrumei emprego até agora, não será em dezembro que vou começar.” Claro, sem dúvidas, estamos em outros tempos. Há quem prefira não fazer festa no réveillon mas estar trabalhando. Este é seu caso?

Outra coisa importante que acontece neste período do ano, é a abertura de vagas temporárias. O comércio impulsionado pelas festas de final de ano, contrata mais pessoas, que, por cadeia, já estão gerando mais empregos há meses na indústria, ou você acha que a cadeia produtiva do final de ano acontece toda ao mesmo tempo? Não! Algumas começam muitos meses antes. Aqui, um ponto muito importante para você se atentar é que, uma vaga temporária pode se tornar uma vaga efetiva. Vários fatores internos da empresa, do mercado e seus, podem definir se o contrato acaba ou se mantém. Portanto, se puder aproveitar uma vaga temporária, não se preocupe, antes de mostrar seu trabalho, se poderá ser efetivado. Mostre quem é você como profissional e, se a oportunidade surgir, você seja a escolha unânime da empresa.

Juntamente com as oportunidades de emprego, que os candidatos deixavam de aproveitar no final de ano, muitos cursos, acabavam não acontecendo por que as pessoas queriam aproveitar o verão, “descansar” com a família no litoral e voltar a pensar no novo ano. Infelizmente, alguns dias atrás, conversando com uma amiga, ela me contou que um workshop que estava apoiando, não estava fechando a turma e o que diziam: “ah, nesta época do ano não vou fazer um curso, ano que vem eu faço”.

Oi?!

Como comentei acima, eu ouvia esses comentários na época de consultoria, mais de 5 anos atrás, com o mercado aquecido, vagas sobrando, mas, me surpreendo em ouvir agora, em que estamos vivendo outros tempos.
Então, se por acaso passou por sua cabeça, deixar para o ano que vem, buscar sua recolocação, iniciar aquele curso, começar seu processo de coaching, ou qualquer coisa que poderia mudar sua vida se iniciado AGORA, repense, reavalie! O resultado que você está buscando, depende de decisões que você já tomou, ou está tomando exatamente agora. 

Te desejo muito sucesso! 

Conhece alguém que poderia precisar destas palavras? Compartilha! 

Quer saber mais? Me chama!
Sou Tania Klein

Estou convencida de que todas as pessoas possuem dentro de si o que necessitam para prosperar em suas carreiras, por isso, meu trabalho é de transformar esse conhecimento em ação para que tenham sucesso e prosperidade, através de um planejamento focado e bem estruturado!

Sou idealizadora do programa Profissional Prospero,  para quem deseja ser um profissional brilhante, prosperar na carreira, através do desenvolvimento de competências, quebrando as crenças que o prendem e impedem de chegar aonde deseja.


Tania KleinProfessional &; Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Mais de 15 anos de atuação dentro da área de Recursos Humanos, frente à processos de Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças.

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail