E QUANDO ISSO PASSAR!

CURSOS MAIS VENDIDOS NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES, ***CLIQUE NO CURSO OFERTADO ABAIXO***! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Por Paulo Cezar Gouvea

E QUANDO ISSO PASSAR!

Estamos vivendo atualmente momentos complicados, difíceis e muito sensíveis, mas, de grande valia e de inúmeras lições independentemente do nível cultural, posição social, enfim, praticamente toda a classe humana vêm atravessando esses momentos. Ainda pelas circunstâncias, essas situações nos remetem ao velho dito popular: “Depois da tempestade vem a bonança". Ditado este que numa linguagem simples nos traduz o seguinte, quando passamos por determinadas situações ou fases complicadas, logo vem um tempo de felicidade e calmaria. Hoje, quando isso tudo passar, será que realmente virá esse tempo novo? A reflexão é justamente nesse sentido, o que virá depois? 

A humanidade, os grandes centros, as principais potências econômicas, os grandes mercados, enfim, todos sem exceção estão ou foram preparados para o que está por vir? No passado houve outras Pandemias de proporções alarmantes, é fato, muita gente infelizmente ficou pelo caminho, assim como muitos outros sobreviveram, por isso a história segue sendo contada, mas, e o que ficou disso tudo? Pode-se dizer que ao longo dos anos pós Pandemia, houve um avanço na tecnologia, novas fontes de estudos e pesquisas, desenvolvimento e criação de vacinas em larga escala, novas formas de se cuidar, aumento considerável na qualidade de vida da população em geral, enfim, uma série de avanços positivos e otimistas, um legado deixado até os dias atuais. As perdas de outrora foram grandes, mas, os ganhos também foram, pois, a vida de certa forma continuou.

Vivemos uma nova Pandemia, o que consideravelmente vem exigindo muito esforço de tudo e de todos sem exceção, principalmente em matéria de estudos, conhecimento e organização. O novo Corona Vírus, trouxe consigo uma lição valiosíssima em se tratando de relações humanas, pode enfraquecer em algumas situações, mas, pode fortalecer em outros casos, laços familiares, por exemplo. Respeito aos nosso Idosos e crianças, valorização do nosso tempo, seja para o trabalho (manutenção de emprego e salário), reforço nos estudos e pesquisas, conhecimento maior sobre si mesmo, afinal, precisamos rever muito o nosso jeito de ser e viver. A contrapartida, pode-se observar que o jogo de interesse, jogo de empurra, oportunistas, e divisões seguem firme e forte, há quem defenda essa ou aquela forma de agir, mas, e o ser humano, aonde fica nesse momento? Valorizamos mais o material e desconsideramos a vida? 

Chega a ser desumano, todos merecem respeito e consideração, ninguém é uma máquina ou algo a ser descartável. Hoje, é evidente e muito transparente essa escolha, a supervalorização do material. Ainda que uma grande maioria luta pela sobrevivência (com o mínimo para sua existência), outros literalmente brigam para manter ou aumentar o seu patrimônio enquanto isso, vidas vão ficando em segundo plano, pelo menos é o que se observa.

É urgente nesse momento rever nossos conceitos sobre a vida, qual o valor e o sentido dela, afinal, o dinheiro não foi feito para comer, ele serve como suporte para nossa sobrevivência, ou seja, para facilitar algumas coisas e também, propiciar um certo conforto, não passando disso. Porém, atualmente o que se nota é justamente o contrário, o dinheiro ganhando força e as pessoas, perdendo a vida. Passando a impressão de que não valemos absolutamente nada, cumprimos nossa jornada e viramos uma história para contar.

E quando isso passar o que sobrará de nós? Os bons são a maioria, ainda bem. É preciso estar atento e esperto para o que virá pela frente. Certamente não seremos mais os mesmos em nossas relações pessoais e laborais. Haverá um período de adaptação e ajustes, isso economicamente falando, mas, ainda assim, haverá outros períodos críticos, uma realidade se instala e se faz mais forte de agora em diante. O que no passado era realizado de uma forma, hoje, precisará ser remodelado e revisto, afinal, a tecnologia obriga essa tendência.

As pessoas têm um papel fundamental nessa reescrita da história, adaptar-se ao que se enxerga como novo normal ou nova realidade, entender e aceitar que teremos novos tempos difíceis, sensíveis, mas, não impossíveis de serem vividos. O emocional (modelo mental) deve ser muito bem trabalhado nesse momento, pois o que antes era comum, feito por nós ‘no modo automático’, cairá em desuso, deixará de ser praticado, principalmente no trabalho. Haverá novas formas e todos deveremos estar preparados para as multifunções, cada qual no seu ritmo, mas, esse é o desenho que vem surgindo e crescendo fortemente, tirando praticamente todos da chamada zona de conforto ou zona de confiança. Busque o melhor, seja o melhor, mas, jamais se esqueça, é preciso viver com Fé, paciência e muita sabedoria, nosso Mundo não espera menos do que isso. 

Vale a reflexão!

Paulo Cezar Gouvea, Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade, é também Bacharel em Administração, casado, possui uma filha e escreve por gostar dessa que também é uma das mais belas formas de se expressar. Tem passagens pelas Áreas: Administrativa, Financeira, Logística/Operacional e Recursos Humanos.

CURSOS MAIS VENDIDOS NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES, ***CLIQUE NO CURSO OFERTADO ABAIXO***! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail

Sobre os Cursos Online Ead