Profissionais prontos para reagir sob pressão

CURSOS MAIS VENDIDOS NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES, ***CLIQUE NO CURSO OFERTADO ABAIXO***! CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS


Superar situações de estresse é uma habilidade valorizada na carreira e há como desenvolvê-la

Um elástico pode esticar até deformar e arrebentar ou pode ficar ileso após ser distendido. Na física, essa capacidade de um material voltar ao seu estado natural depois de ter sofrido tensão é chamada de resiliência. No dia a dia, muitas pessoas demonstram essa mesma habilidade: se recompõem rapidamente após situações extraordinárias em sua vida pessoal ou na carreira.

No mercado de trabalho, profissionais com elasticidade emocional reduzem os efeitos do estresse na organização e a incidência de doenças e de acidentes. O desempenho individual e a eficiência nas tarefas melhoram. A presidente da International Stress Management Association (Isma/BR), entidade dedicada à prevenção e ao tratamento do estresse, Ana Maria Rossi, explica que algumas pessoas nascem com essa característica e outras podem desenvolvê-la. “Para aprimorar essa competência, o profissional precisa trabalhar a autoestima, treinar o autocontrole, buscar ser flexível de forma criativa e estabelecer metas para si mesmo. O otimismo e o senso de humor também se tornam aliados de quem quer evoluir nesse sentido”, diz.

Quanto mais qualificado for o estilo de vida do profissional, melhor ele vai responder aos estímulos – positivos e negativos – diários. De acordo com Léo Berlese, coordenador do treinamento vivencial Conexão Alpha do Rio Grande do Sul, as empresas podem proporcionar aos funcionários as ferramentas para incentivar esse comportamento. A começar pelos gestores.

“A capacidade de empatia (de se colocar no lugar do outro) é uma das chaves para o líder estimular as qualidades nos componentes de seu time. Primeiramente, ele precisa entender que um fato, por si só, não tem emoção. O sentimento é gerado a partir do significado que aquela questão tem para cada um”, ensina.

De acordo com levantamento feito pela Isma/BR, 70% dos profissionais sofrem com sequelas de estresse e apenas 23% apresentam características de resiliência. A boa notícia que é essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de treinamento especializado.

O professor Paulo Yazigi Sabbag, da Fundação Getulio Vargas, idealizou uma escala para avaliar o nível de resiliência de profissionais, com nove fatores: autoeficácia, solução de problemas, temperança, empatia, proatividade, competência social, tenacidade, otimismo e flexibilidade mental. “O conceito de resiliência teria pouca aplicabilidade se não fosse possível mensurá-lo em indivíduos. A questão de como medi-la, porém, não é simples. Se é uma capacidade ou processo de adaptação, seria necessário avaliar as respostas reais e não presumidas em um grande conjunto de situações adversas. Isso não é viável. Daí a preferência por escalas baseadas em comportamentos presumidos diante de situações usuais. Melhor uma medida imperfeita que a ausência de medidas”, aponta.

Fonte: Gazeta do Povo


Dicas de leitura da Talentos Brilhantes para a sua carreira:

Clique no assunto de seu interesse:
CURSOS ONLINE EAD, FAÇA SEU CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PROJETO TALENTOS BRILHANTES. ***CLIQUE EM COMEÇAR AGORA PARA ACESSAR OS CURSOS OFERTADOS NO www.cursosONLINEead.com***!

0 comentários:

Postar um comentário

Digite o CURSO e após clique na *LUPA* para iniciar a PROCURA DE UM TEMA para estudar

Cursos Online Mais Vendidos

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CURSOS

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail

Sobre os Cursos Online Ead