Valores e sua carreira

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Tania Klein





Você já parou para pensar que todas as suas decisões, ações e reações são resultado dos seus valores?

Já parou para pensar no quanto sua carreira é influenciada por eles?

Mas, primeiro vamos deixar claro o que são valores.

De acordo com o site significados.com: “Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente”.

Já o wikipedia diz: Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido: eles definem princípios e propósitos valiosos e objetivam fins grandiosos.

Então, quais são os seus valores?

Muitas vezes esquecemos de prestar atenção no que sentimos frente às situações que enfrentamos, quer positivas, quer negativas, e vamos seguindo.

Vou ilustrar com alguns exemplos:

Uma pessoa que possui como valor máster a SEGURANÇA, terá dificuldades em empreender, sem saber como será seu dia seguinte, se terá clientes, se terá renda. A segurança não está, necessariamente presente no empreendedorismo, mas em muitas outras colocações. A menos que, antes de empreender, esta pessoa faça um excelente planejamento e com isso, prepare-se para o tempo que for necessário até seu empreendimento dar retorno (criou a segurança, entendeu seu valor)

Já alguém que adora viajar, trabalhar sem horário, sem cartão ponto para bater, poderá ter o valor LIBERDADE como máster.

O valor RECONHECIMENTO talvez seja o mais importante para alguém que trabalha sempre em busca de ser visto, mesmo frente ao mais humilde trabalho, gosta de ver seu nome falado, ou mesmo, fica desapontado quando se referem à ele como “alguém”.
Se um dos valores mais importante for a HONESTIDADE, esta pessoa será aquela quer perderá o emprego, mas não se deixará corromper. Já se o valor PODER for mais forte e honestidade não aparecer, poderemos ter pessoas que se sujeitarão a “qualquer coisa” para atingir seus objetivos.

Entenda que não estou fazendo nenhum julgamento, pois os valores nos formam, são parte de nós, todos temos nossos referenciais.

Percebe a força dos Valores?

Identificá-los pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em uma carreira. Saber quando estão sendo preservados, respeitados nos ajuda a continuar rumo ao que desejamos. Entretanto, quando nossos valores são agredidos, passamos a não ter tanta satisfação com aquilo que estamos realizando.

Imagine isso no seu dia a dia profissional. Observar os valores da empresa que trabalha, conhecer os valores dos líderes da empresa, do seu líder e avaliar se estão coerentes ou divergentes dos seus fará uma grande diferença no seu prazer em trabalhar e até mesmo em sua produtividade. Vale ressaltar que os valores não precisam ser os mesmos, mas é importante que não sejam também conflitantes. A avaliação é sua.

Desde que entendi os meus valores, compreendi o que me impulsiona e o que me trava. 


Tania KleinProfessional & Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Mais de 15 anos de atuação dentro da área de Recursos Humanos, frente à processos de Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail