O que aprendi enquanto desempregado!

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Paulo Cezar Gouvea




Esse é um tema bastante sensível e delicado de se responder, mas, convém pensar e muito a respeito, afinal, muitas são as coisas e os sentimentos que nos assolam nesse momento. Dúvidas, impaciência, indecisão, escolha dessas ou daquela oportunidade, rever conceitos e amizades, principalmente aquelas esquecidas, enfim, uma enormidade de acontecimentos que ocorrem dentro de certo período de tempo.

Estar ou se encontrar desempregado é um momento complicado, mas, faz parte da carreira de qualquer profissional e em muitos casos, inerente à sua própria vontade, ou seja, devido a um período instável da economia do País, baixa nas vendas e a consequente queda na produção, são alguns exemplos para se encontrar dentro de uma situação assim, ainda mais em tempos atuais.

O ideal é fazer um pequeno balanço do que viveu profissionalmente até então, administrar o tempo de forma em que as coisas não saiam de seu controle pessoal, rever certos gastos e investimentos financeiros, procurar adequar-se a essa nova realidade e aguardar para que as coisas voltem a um patamar de crescimento aceitável.

São dicas simples, porém, conforme o tempo passa e as entrevistas de emprego não surgem ou vão ficando cada vez mais raras e em contrapartida disputadas, faz-se necessário manter a calma, a paciência e a Fé acima de tudo, pois uma hora isso tudo passará, nada dura para sempre, nem mesmo as coisas ou situações ruins. A vida é feita de ciclos e cada qual com o seu prazo para começar e terminar, não de acordo com as nossas vontades, mas, conforme tem que ser a própria História nos prova e demonstra isso.

Procurar investir em si mesmo, buscar novos conhecimentos (Leitura, Internet, Youtube, Cursos Online, Trabalhos Voluntários, etc.), uma infinidade de oportunidades está a nossa volta e nos pedindo para serem degustadas e apreciadas. Valorizar as amizades, fortalecer o Networking (de verdade!), aprimorar-se em certos conceitos e buscar fortalecer pontos considerados fracos ou muitas vezes, nem praticados por conta de uma rotina existencial. Também são alguns exemplos para nos posicionarmos de certa forma melhor em relação ao que éramos no passado.

Lembrando que todo o investimento realizado nesse sentido é revertido em benefícios próprios, ou seja, se diferenciando e se mantendo atualizado de fato, pois o mercado exige isso de todos os profissionais e independe do seu nível pessoal ou hierárquico. Uma carreira sólida é construída nos momentos mais duros e complicados da vida, nada nasce por acaso ou surge com facilidade, sem exigir certos sacrifícios em troca.

Um ponto interessante é conseguir manter a resiliência, ter uma boa postura profissional e ainda, administrar a Inteligência Emocional, são momentos como esses, de estresse que nos proporcionam isso, muitas vezes a pessoa quer largar tudo, sair correndo, deixar as coisas como estão e simplesmente sumir e sem ao menos dar uma chance a si mesma, de provar que é capaz e de fato, de conseguir dar a volta por cima.

Para se vencer na vida, “é preciso dar um passo para trás para conseguir dar dois adiante”, essa frase parece simples no dizer, mas, complicada no praticar, por isso a importância de rever certos pontos e conceitos pessoais, valores, amizades, família e aí sim, decidir o que é ou será melhor pra si mesmo.


Sair correndo ou fugir dos problemas não é uma solução adequada ou saudável, aonde quer que vá ou esteja os problemas surgirão e é preciso sim, uma decisão centrada para a resolução dessas situações. A vida não é fácil para ninguém, isso é fato, mas, todos sabem que lamentar-se em nada ajuda, apenas atrapalha e não nos torna mais forte para sobreviver e vencer a tudo isso. O que aprendi enquanto desempregado é praticar boa parte do que escrevo, pois quando nos faltam às forças, a Fé ou até mesmo a vontade, é a hora de investirmos mais e mais, sem cessar, em nós mesmos, afinal, senão fazermos isso por nós quem o fará? Ninguém. Somos todos responsáveis pelo ir e vir e ainda, por todas as decisões que tomamos e sejam essas boas ou ruins!



Paulo Cezar Gouvea, Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade, é também Bacharel em Administração, casado, possui uma filha e escreve por gostar dessa que também é uma das mais belas formas de se expressar. Tem passagens pelas Áreas: Administrativa, Financeira, Logística/Operacional e Recursos Humanos.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail