A corrida da sua vida!

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Tania Klein





Em certa ocasião, numa corrida já bastante tradicional, quatro jovens pilotos, amantes da velocidade e do risco, resolveram formar uma equipe e disputá-la. Seriam quatro carros, com chances absolutamente iguais de vencer. Todos com a mesma eficiência técnica e rendimentos idênticos. A única coisa a distingui-los seria a forma com que cada um conduziria seu veículo.

Começada a corrida, o primeiro piloto disparou na frente. Em seu objetivo de vencer, ele acelerava cada vez mais, o que ia tornando cada vez mais difícil manter o carro naquela pista sinuosa. A forma de guiar, com arrancadas espetaculares e derrapagens em todas as curvas, ia produzindo um “frisson” nos expectadores e um desgaste prematuro dos pneus, até que completamente desgovernado, saiu da pista e teve que abandonar a competição.
O segundo piloto, extremamente cauteloso e conservador, não admitia correr qualquer espécie de risco. Dessa forma, fazia uso dos freios com tal frequência que isso foi produzindo um superaquecimento do sistema, que logo começou a falhar. Com os freios em precárias condições, foi obrigado a reduzir a marcha, e acabou sendo superado por todos os demais competidores.

O terceiro piloto, preocupado com as ameaças que representavam seus oponentes, controlava todos os seus movimentos pelo retrovisor. Ele ficou de tal modo fixado no espelho, atento a tudo que se passava atrás de si, que, não percebendo uma curva à sua frente, saiu da pista e ficou fora da corrida.

O quarto piloto, muito mais equilibrado que seus companheiros, determinado a alcançar seus objetivos, ocupou-se logo de planejar uma estratégia para a corrida. E desse modo, sempre que as condições da pista permitiam, ele fazia uso do acelerador, e, quando as condições lhe eram adversas, ele usava os freios. Jamais se permitiu desviar a concentração a ponto de perder de vista seu objetivo ao consultar os retrovisores.

De início, ele foi superado pelos seus concorrentes, mas, aos poucos, sua estratégia se mostrou acertada, e, um a um, ele foi superando os adversários e conquistando suas posições. Até que, por fim, venceu a corrida. E de modo brilhante, sem apresentar cansaço excessivo ou desgaste acentuado de seu equipamento.

(João Henrique Ribeiro dos Santos – Livro: “Caixa de Ferramentas” – Legrand)

Adorei este texto!

Ele ilustra de maneira clara a importância do planejamento em nossas carreiras.
Observe agora mesmo como está “pilotando” sua vida? Como está guiando sua carreira?
Está vivendo perigosamente, acelerado, sem ter tempo para nada ou ninguém, até para você mesmo? Sobre carregado, ansioso, pensando apenas no futuro, “no dia em que...” e esquecendo de viver o agora? Está prestando atenção nas curvas que está fazendo? Nas marcas de derrapagem que está deixando? O momento presente é único e por mais que se queira, não volta! Viva-o!

Ou, está de tal forma temeroso que não consegue realizar nada, achando que é precaução, mas é na realidade pura insegurança, por não saber o que vem no próximo passo, já que você apenas “pilota pela curva e pela estrada”, sem ter realmente o mapa do caminho traçado em sua mente. Está vivendo na escassez de criatividade, motivação, energia, com medo de gastar? E, com isso, deixando oportunidades passarem?

Se, estiver então, preso ao passado, lembrando “como era bom!”, “como eu era feliz e não sabia”, “no meu tempo...”, e tantas outras maneiras de ficar preso, olhando apenas para o retrovisor, sem viver o presente e pior ainda, sem pensar ou planejar seu futuro, como acha que vai conquistar o que precisa? Importante aprender, mas seguir em frente.

Espero que esteja vivendo seu momento, com planejamento, com toda sua “pista” reconhecida e preparado para as adversidades. Sabendo como enfrentar as curvas, a estrada ruim, sol, chuva e até tempestades.


Viva o agora, com seu futuro planejado, mesmo que esteja em busca de recolocação, tenha isso planejado! Conheça, determine sua estrada!

Espero ter colaborado! 


Tania KleinProfessional & Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Mais de 15 anos de atuação dentro da área de Recursos Humanos, frente à processos de Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail