Liderança, o bem servir!

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Paulo Cezar Gouvea




Seguramente a frase bíblica: “Eu vim para servir e não para ser servido!” extraída do Evangelho de São Marcos (10:45) nos diz muita coisa em sua essência, ou seja, um claro sinal de que a Liderança é mais um ato de solidariedade do que o pleno Poder como parece.

Ser líder, antes de tudo é colocar-se a serviço. É colocar-se principalmente no lugar do outro. Colocar-se no lugar daquele que esta sendo subordinado, dando claros sinais de que a empatia é uma necessidade extrema nesse sentido. Pois a liderança um dia passa, mas, os exemplos outrora praticados, esses permanecem.

Uma pessoa não nasce Líder, vai ganhando esse status e o amadurecendo ao longo de sua vida, de sua trajetória pessoal e consequentemente profissional. Por isso a clara importância de valorizar aqueles que estão ao seu redor, ao seu lado, à sua própria equipe de trabalho, enfim, aqueles que de fato o apoiam, pois essa atitude o torna um exemplo a ser seguido, compreendido e imitado realmente.

Ser Líder, não significa exatamente ser um chefe de departamento, coordenador de equipes, gestor de pessoas, supervisor, sênior, etc. Ser líder é mostrar-se sereno, ter bom senso, manter-se tranquilo perante as grandes dificuldades que o cercam, dos desafios constantes, dos conflitos interpessoais, dos problemas de relacionamentos, da pressão exercida pelo trabalho, enfim, inúmeros são os adjetivos que fazem parte desse cenário, mas, sair-se bem e por cima deles, denotam explicitamente o grau de maturidade, flexibilidade, compreensão e entendimento daquele que esteja exercendo efetivamente essa posição propriamente dita.

Os desafios são inúmeros e constantes realmente e fazem parte desse cenário, mas, convém ressaltar que são de extrema importância para a evolução do Líder, ou seja, não esperar apenas pelas facilidades e sim, ter a certeza de que há muita coisa que surge apenas nos momentos em que esta executando tal atividade ou ainda, a frente desse cargo ou nessa posição.

Um líder erra e muito, se equivoca às vezes, falha em alguns momentos, pois é um ser humano e como qualquer outro, é natural e faz parte. Isso não significa que estando à frente de uma equipe não vá errar ou falhar, inclusive, essa ação já esta embutida e faz parte do processo. O que não pode acontecer é uma atitude dessas tornar-se recorrência, demonstrando claro desinteresse e ao mesmo tempo, desrespeito com todos aqueles que estão à sua volta ou ainda, se desfazendo de um investimento outrora creditado pela empresa, companhia que faça parte.

Resumindo, não existe uma “fórmula mágica” para ser ou tornar-se Líder, o que se espera, é que o detentor de uma posição como essa, use sempre o bom senso, não utilize o cargo como trampolim para alçar voos maiores, passando por cima das pessoas e em alguns casos, ultrapassando certos valores pessoais. Devem-se passar por cima das barreiras, desafios, mas, de pessoas, jamais.


O verdadeiro Líder serve primeiro para depois ser servido, esse é o maior exemplo deixado e escrito há mais de dois mil anos, não sendo, portanto, uma novidade e sim, uma lição a ser lida, interpretada e aprendida diariamente. Se alguém o colocou numa posição como essa, significa que confia e muito no trabalho, discernimento, senso crítico e espírito de equipe da pessoa que estará ocupando essa posição. Claro que sabemos que existem os casos de favorecimento, troca de favores e etc., mas, nesses casos deve prevalecer o bom senso sempre, pois o Líder trabalha para pessoas e com pessoas, o respeito e a solidariedade sãos os maiores exemplos a serem praticados e deixados para todos, independentemente de quem seja.



Paulo Cezar Gouvea, Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade, é também Bacharel em Administração, casado, possui uma filha e escreve por gostar dessa que também é uma das mais belas formas de se expressar. Tem passagens pelas Áreas: Administrativa, Financeira, Logística/Operacional e Recursos Humanos.

Pelo Celular ou Tablet Recomende este produto pelo WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Mais Realizados

Receber Cursos por E-mail